sexta-feira, 18 de maio de 2012

Casa com telhado x Casa sem telhado

"Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada"
          Casa com telhado ou Casa sem telhado? Essa é uma das principais dúvidas de quem vai construir. É uma questão essencialmente estética  mas direciona o projeto da casa e também influencia nos custos!
           Vamos falar primeiramente da casa com telhado aparente que é o tipo mais tradicional de cobertura de casas. Ele pode ter vários estilos como colonial, moderno, chalé, tudo vai depender do tipo de telha, do projeto e do gosto do cliente. O beiral é um importante elemento definidor do estilo, ele protege as paredes da chuva evitando que a água escorra sobre elas e também pode proteger as portas e janelas da incidência solar direta, o ideal em casas com telhado aparente é instalar uma calha ao longo do telhado para direcionar as águas para um único sentido, e desta forma é possível armazenar e realizar um reaproveitamento das águas da chuva para atividades como irrigação de jardins, etc., mas falarei disso em breve em novo post. Vamos admirar algumas dessas casas!










             Uma fachada sem telhado não significa que a casa não tem telhado, ele pode simplesmente ficar escondido atrás das paredes da fachada, a platibanda, ou pode ter laje impermeabilizada, através de diversos processos de impermeabilização que fazem com que esse método realmente funcione, e nesse caso não existe a estrutura de telhado. O beiral também é recomendado nas casas com telhado embutido para proteger paredes, portas e janelas e o uso de calha é essencial. Vamos admirar algumas dessas fachadas!!












             E a pergunta que não quer calar: Qual sai mais barato, com ou sem telhado aparente? 
             A casa sem telhado, ou melhor, com telhado embutido é mais econômica pois podemos utilizar telhas de fibrocimento que necessitam de uma estrutura de metal ou madeira muito menor se comparada ao telhado convencional aparente. E na minha opinião esse estilo de casa com telhado embutido é muito mais contemporâneo e permite ao arquiteto maior liberdade para projetar a fachada.




Beijos!
Até o próximo post!

6 comentários:

  1. A casa com telhado embutido, apresenta alguns problemas: Além de ser mais quente, as paredes mancham com mais facilidade, pois a sujeira que se acumula sobre o topo da parede escorre ao longo da parede, o que não ocorre com a casa de telhado aparente pois há o beiral.
    Outro problema: as paredes da casa ficam mais quentes (e por isso a casa também), pois não há beiral, dessa forma há mais incidência de luz sobre as paredes.
    Em regiões mais arborizadas é imprescindível cuidar muito bem a cobertura, pois as folhas que caem das árvores danificam as calhas de água, e casa de platibanda, quando a calha transborda é bye bye forro de gesso e eletro-eletrônicos. Vou mais longe, cuidado nesse caso com curtos-circuitos, pois se sua lage foi feita com placas de isopor (que embora sejam mais leves, também são menos duráveis), são inflamáveis.
    O fato é que além do modismo, há maior facilidade e é mais barato fazer casa de platibanda. No resto a platibanda só perde. Tente abrir uma janela em um dia que esteja chovendo ou chuviscando; você não consegue, afinal, sua casa não tem beiral.
    Minha dica é: contrate um bom arquiteto, faça telhado aparecente, evite telhas de concreto (que mais parecem cimento mesmo). As telhas de cimento também possuem envelhecimento precoce, são muito pesadas, e quando quebram, são muito difíceis de encontrar os locais quebrados.
    Por fim prefira também as telhas de cerâmicas que não sejam barro vitrificado (uma vez que a temperatura de fusão do barro com o pó de vidro são diferentes e prejudicam o produto).
    Questione o profissional, busque em sua região casas parecidas com as que você pretende construir e veja como essa casa está ou não envelhecendo com o tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, se fosse assim, praticamente todos os prédios seriam quentes e teriam paredes manchadas, pois são raros os que tem telhado aparente. Além disto, existem telhas com isolamento térmico que são tão eficientes (ou mais) do que telhas cerâmicas. Outro detalhe é que mesmo casas com telhado oculto podem ter beirais tipo marquises que fazem o mesmo efeito que beirais nos telhados convencionais.

      Excluir
  2. Com todo respeito, meu ponto de vista é diferente do Fabiano.
    As casas com telhados embitidos podem sim ter "beirais platibanda", que inclusive são muito mais duráveis e charmosos do que os de madeira, que apodrecem com o tempo (chuva e sol). O "beiral platibanda" jamais vai deixar escorrer algo pelas paredes, e o mesmo vai proteger portas, janelas e a pintura da casa.
    OBS: Este beiral platibanda está faltando no seu projeto!
    Uma boa casa bem feita, com beiral platibanda e rufos, além de muito mais durável, fica muito mais estilosa e moderna.
    Dependendo da região, se for muito quente, pose-se colocar telhas com proteção térmica.
    Em Jundiaí - SP utiliza-se muito este tipo de contsrução, pois aqui é mais conhecido como 'laje caixão".
    Casas com beiral platibanda são consideradas modernas e elevam o padrão da construção, pela estética proporcionada.
    Sds

    ResponderExcluir
  3. a verdade é que tanto fabiano quanto o fernando estao corretos.
    a falta do beiral pode ocorrer esses problemas, que no caso de um beiral/platibanda ou marquises podem auxiliar no caso do seu projeto.
    Acredito que um projeto como o seu.. nao cabe (na estetica) um telhado aparente.
    SObre o custo, vc tem pequisar de fato, pois para fazer telhado fibrocimento ou metalico com recheio que permite uma proteção térmica são tão elevados quanto fazer um casa com telhado de madeiramento e telha ceramica. Ou seja, tem pros e contras os dois.
    Se sua regiao for quente, indico uma telha que tenha protecao se nao de fato vc terá um aquecimento da sua casa.

    ResponderExcluir